Depois de uma edição confirmada às pressas em 2013 e realizada no Lago Negro, com resultados nem tão positivos como os esperados, a Feira do Livro de 2014 volta ao seu local tradicional, a Rua Coberta, com o objetivo de retomar o espaço na comunidade gramadense. O evento literário já tem data definida: será de 13 a 22 de junho, logo após o início da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, e o autor homenageado como patrono é Jorge Martins.
A Secretaria de Cultura de Gramado organizou uma frente de trabalho que já está cuidando dos preparativos. “Imediatamente após o encerramento da feira em 2013, já nos reunimos para fazer avaliação, preocupados com os rumos do evento”, destacou o secretário Nelson Broering. Fazem parte da organização a diretora do Centro Municipal de Cultura, Maria Helena Drechsler de Oliveira, a secretária administrativa, Michele Scariot, e a assessora dos eventos, Kenia Jaeger.
Maria Helena contribui com sua experiência de ter organizado o evento por oito anos, de 2001 a 2008. “Quero contribuir para que a feira consiga atingir seu objetivo de mostrar leituras em diferentes formas: teatro, dança e música, não só através do livro”, fala. A ideia é envolver a classe estudantil, das escolas municipais, estaduais e particulares, com programação específica para os estudantes. A feira deste ano também deve ter a volta do Espaço Interativo Infantil, além dos livreiros, palco para apresentações e espaço de autógrafos.
O patrono
Após o grande sucesso do livro autobiográfico Meu Nome é Jorge, e o livro infantojuvenil O Menino da Caixa de Sapatos, Jorge Martins lançou seu terceiro livro em 2013, O Menino e o Seu Segredo, e percorreu vários municípios do interior do RS participando de feiras do livro.
Ele já esteve em outras edições da Feira do Livro de Gramado lançando seus livros e fazendo palestras para os estudantes, contando sua história de vida inspiradora. Agora, ele voltará ao evento para receber a comunidade e visitantes com o título de patrono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário